Informação acerca da dieta da USP, com o cardápio diário e semanal da dieta da USP, identificando as vantagens e desvantagens desta conhecida dieta. Como funciona a dieta da USP e quais os cuidados que deve ter após a sua conclusão.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Conselhos para depois da dieta da USP

Agora que concluiu a dieta da USP e conseguiu ajustar o seu peso para níveis regulares, considere praticar alguns procedimentos para que não volte a ter necessidade de recorrer a dietas para perder peso, conseguindo ao mesmo tempo melhorar a sua condição de saúde.

Se ainda não conhece a dieta da USP, propomos que explore alguns artigos que já publicámos.
Conheça os riscos e os efeitos da dieta da USP aqui.
Conheça o cardápio da dieta da USP aqui.
Veja em detalhe como funciona a dieta da USP aqui.

Então aqui ficam algumas medidas que deve ter em conta ao longo da vida, de modo a manter um peso apropriado, sem ter de reocorrer a novas dietas:
• Limite alimentos e bebidas do nível superior da Pirâmide Alimentar. Esta é a mais importante orientação para uma alimentação saudável, uma vez que estes são ricos em gordura, açúcar e sal.
• Prepare e cozinhe as suas refeições com ingredientes frescos. Refeições prontas e take-aways tendem a ser ricos em gordura e sal e não devem ser consumidos regularmente.
• Leia sempre o rótulo nutricional - verifique a existência de altos níveis de gordura, açúcar e sal.
• Coma uma variedade de 5 ou mais frutas e legumes de cor diferente a cada dia. Escolha verduras regularmente. Verifique a etiqueta de açúcar e gordura.
• Pães integrais, cereais ricos em fibras, especialmente mingau, batata, trigo integral, massas e arroz integral satisfazem a fome e são os melhores alimentos para abastecer seu corpo. Estes fornecem uma liberação lenta de energia. Esteja ciente da diferença de calorias já que alguns tipos destes alimentos podem conter mais calorias do que outros.
• Escolha métodos de preparação de alimentos mais saudáveis, usando vapor, grelhados, assados, assados e refogados em vez de alimentos fritos. Limite a compra de alimentos fritos, como batatas fritas.
• Coma mais peixe; já que é uma boa fonte de proteína, e contem vitaminas e minerais importantes. Tente comer peixes oleosos pelo menos uma vez por semana, por exemplo, cavala, sardinha e salmão. Estes são ricos em Omega 3.
• Escolha leites como menos teor de gordura e iogurtes e bebidas à base de iogurte e queijo, sem adição de açúcar e com reduzida gordura.
• Escolha óleos vegetais que sejam ricos em gorduras mono-insaturadas, como a colza ou azeite. Óleos ricos em gorduras poli-insaturadas, como girassol ou óleo de milho também são boas gorduras.
• Adicione o mínimo possível ou mesmo nenhum sal à sua comida na cozinha ou na mesa. Tente outros aromas, como ervas, especiarias, pimenta, alho ou suco de limão. Tenha alimentos frescos, tanto quanto possível. Olhe para o teor de sal nos rótulos dos alimentos.
• Os adultos necessitam de cerca de 8 a 10 copos de líquidos por dia. 1 copo deve ter cerca de 200 ml. Você precisará de mais se for ativo. Crianças e adolescentes precisam de beber regularmente ao longo do dia. A água é o melhor fluido.
• Tire um tempo para desfrutar de 3 refeições por dia sentado à mesa. Coma devagar e mastigue os alimentos adequadamente. Não coma enquanto assiste à TV ou tela do computador, já que pode distrair-se e ingerir quantidades de alimento superiores à suas necessidades.
• Certifique-se de ter sempre tempo para o café da manhã - as pessoas que tomam café da manhã são mais propensas a ter um peso saudável.
• O álcool contém calorias, por isso, se você bebe, beba sensivelmente dentro dos limites recomendados e de preferência com as refeições.
• Se você implementar uma dieta saudável e equilibrada, você não deve precisar de tomar suplementos alimentares, a menos que você seja aconselhado a fazê-lo pelo seu médico. No entanto, todas as mulheres em idade fértil que são sexualmente ativas são aconselhadas a tomar ácido fólico a cada dia, de preferência um suplemento de ácido fólico.
• Comer de modo saudável antes e durante a gravidez protege o risco de seu filho apresentar doenças mais tarde na vida devido ao seu estilo de vida, como obesidade e doenças do coração. O leite materno também é protetor, por isso a amamentação é fortemente recomendada.
• Se você estiver com sobrepeso, considere a quantidade de alimentos que você come de todos os níveis da Pirâmide Alimentar, com a exceção de frutas e legumes. Para o conselho de perda de peso, consulte um profissional da área da nutrição.. 
• Prepare e armazene alimentos de forma segura.

Estes são os conselhos que temos para si, agora, que já terminou a implementação da dieta da USP. E não se esqueça de que uma alimentação saudável deverá manter-se por toda a vida...

Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as: